sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A sociedade e o dinheiro através dos tempos

No inicio dos tempos o homem plantava, colhia e caçava apenas aquilo que era para sustento próprio, quando precisava de algo que não podia produzir ou caçar, usava um sofisticado sistema de troca no grupo igualitário onde viviam para suprir suas necessidades alimentares.
            Com a evolução humana e o aumento dos bens adquiridos por cada grupo ou família, foi necessário criar uma moeda de troca, um simples pedaço de papel pintado ou algum metal circular que tem algum valor.
Esse precioso despertou a inveja e a cobiça Humana, transformando qualquer valor em pó. Na sociedade consumista de hoje, somos apenas o que temos! Roupas, automóveis, perfumes caros, bens materiais, beleza exterior, popularidade, status perante a alta sociedade. Não mais damos valor a simples ações, eventos cotidianos passão diante de nossos olhos como se fossem banais.
Quando foi a ultima vez que parou para ver o por do sol?
Quando foi a ultima vez que você caminhou no parque e reparou o cantar dos pássaros?
Essas coisas nunca saíram de lá, estão a nossa volta, simplesmente criamos uma barreira diante dos olhos onde só enxergamos Marcas. A primeira coisa que reparamos em alguém no Shopping é a marca do tênis, da camisa, dos óculos de sol, com que carro chegou, quantas sacolas estão nas mãos, se alguma marca impressa é cara e famosa.
A Sociedade Consumista faz dividas estrondosas. Verdadeiras bolas de neve, pilas de cartões e faturas para pagar e tudo pra que?
Para mostramos pra pessoas que não conhecemos o como somos importantes exibindo a bandeira de nosso cartão sem limites.
Valorize atos como um bom dia sincero de um desconhecido na rua, o descansar do sol depois de um dia dividindo sua energia conosco, reserve um dia para conhecer seus vizinhos e as ruas do seu bairro de perto, devagar e não de dentro de uma armadura metálica, que nos transforma muitas vezes em assassinos no transito maluco de uma grande cidade.
Existem milhões de coisas que podemos fazer como Seres Humanos. Não as limite em dinheiro e status, você vale muito mais que qualquer pedra preciosa existente na terra. Olhe para as pessoas de dentro pra fora e não de fora pra dentro. Faça isso e descobrira inúmeras maneiras de viver.

  • (F.Z)

2 comentários:

  1. Após longas conversas e muita insistência de uma das fundadoras desse blog, resolvi expressão em um único texto reflexões das varias conversas da madrugada, pondo em Xeque o modo de vida na sociedade que se diz moderna e esquece os verdadeiros valores da existência humana!
    Bom é isso!! Dedico esse texto a Renata, por me incentivar e me fazer voltar escrever!!

    ResponderExcluir
  2. Imagina, a minha tarefa era mostrar esse ilustre escritor que estava adormecido, e que com as palavras mais faceis aponta os comportamentos mais dificeis de se entender do Ser Humano {TAREFA CUMPRINDA!} Grata Pela Dedicatória, espero poder postar mts outros textos seus aqui! Sera sempre bem vindo ao nosso Blog '
    - (R.C.V)

    ResponderExcluir