segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cidadania x Democracia

Tendo em vista a desigualdade social entre ricos e pobres que a cada dia aumenta, como é possível falar em democracia no Brasil?
Praticamente todos são chamados de cidadãos, pelo simples fato de “existir” direitos e deveres. Temos acesso hoje a milhares de pessoas em situação de rua, muitas delas não roubam nem violam a lei de forma alguma, e ainda assim não podem ser consideradas cidadãs, porque mesmo cumprindo seus deveres não tem acesso a seus direitos.
Vimos no documentário “Ilha das Flores” uma realidade que não esta distante de nós, pois se estivermos num desses pontos onde há crianças em situação de rua, veremos que se tivermos com um lanche que não mais julgamos bom para nosso consumo e o jogarmos fora, “felizardo” será quem desses jovens o encontrar, o que para nós é um lixo, para eles pode passar a ser uma preciosa refeição. Se formos à um final de feira quando tiver acabado os produtos bons, e os vendedores começarem a desmontar suas barracas e jogar os produtos, geralmente podres, que sobraram no chão, veremos um batalhão de famintos disputando esses alimentos, que para outros não servem nem para os animais.
A mídia nos permite entender que a democracia é para todos, como podem comparar o nosso modo de vida com essa triste realidade que as novelas escondem? Vivemos reclamando do modo que somos tratados, do preconceito por residirmos na periferia, porém não enxergamos o que deve sentir essas pessoas que para a sociedade são invisíveis e que apenas por não passarem uma boa imagem são tidas como marginais. Se observarmos por esse ângulo entenderemos em partes, o porque muitos deles se revoltam com a vida. Será que se tivessem uma oportunidade seria diferente? É uma incógnita, porque essas dúvidas todos têm, mais para exercer essa tentativa ainda não há candidatos.
A democracia e a cidadania só existem para poucos (geralmente pessoas bem sucedidas) e contáveis os outros que tem seus direitos e deveres cumpridos à risca, pois não existe “meio-cidadão” ou se tem tudo cumprido e dedicado conforme o que se exige ou não pode-se ser considerado um cidadão.

                                                                                                                                     (R.C.V)

Nenhum comentário:

Postar um comentário